Os 05 principais pré-requisitos avaliados pelos bancos de fomento na hora de aprovar um financiamento|GMD Consult

Com muita frequência me deparo com empreendedores interessados em captar recursos através do BNDES ou outras Instituições Financeiras com uma ideia formada. Ideia essa de que seria ótimo captar recursos baratos com carência e prazo longo para amortização, porém é impossível cumprir as exigências dos Bancos.

Realmente não é uma tarefa fácil, além de trabalhosa a empresa que decide entrar neste pleito precisa passar por um crivo do Banco. Abaixo cito os 05 principais “pré-requisitos” avaliados pelos Bancos.

Passando por esses 05 “pré-requisitos” as chances de sucesso no pleito aumentam muito!

1. Balanço Patrimonial Atrativo

Geralmente os bancos analisam os BP´s dos três últimos exercícios. É interessante que estes BP´s sejam crescentes e que demonstrem uma capacidade econômica-financeira de cumprir com o financiamento.

2. Situação Cadastral da PJ

É de fundamental importância que a PJ candidata ao financiamento tenha uma excelente “reputação” no mercado, todas as obrigações e tributos em dia. Enfim, que tenha um nome inquestionável.

3. Situação Cadastral dos Sócios

O mesmo que vale para a PJ vale para a PF. Todos os sócios precisam ter sua situação cadastral em dia, assim como seus cônjuges. Através de um documento de aprovação de análise, os sócios autorizam que os Bancos verifiquem suas situações.

4. Garantias da Operação

De nada vale passarmos pelos 03 primeiros critérios de avaliação se o candidato não possuir uma garantia real hipotecária que suporte a operação. Os bancos exigem uma garantia em torno de 130% a 150% o valor do financiamento.

5. Projeto

É necessário um projeto bem estruturado, seguindo os critérios exigidos pelos bancos. Neste projeto é necessário conter um Quadro de Usos e Fontes, novo Fluxo de Caixa e Financeiro, Cronograma Físico-Financeiro, estudo de mercado e etc. Não podemos esquecer que cada projeto e mercado possui características diferentes, o que torna um projeto bem explicativo e com bases sólidas indispensável.

Espero que esses 05 critérios auxilie o empreendedor que pretende entrar neste pleito tomar a sua decisão. A partir daí, mãos a obra!

Luiz Guilherme Molina.

GMD Consult

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s